-
Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos, Cristóbal Noguera
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pablo Casals-Aguirre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se refere a uma residência unifamiliar localizada na comuna de Frutillar, Região X, no setor rural de Bahía Domeyko, Chile, situada em frente ao lago Llanquihue na encosta sul da baía. Essas duas características do contexto definem a disposição dos ambientes e a forma escalonada da casa. Devido à necessidade de ter os espaços mais públicos com vista frontal para o lago, os espaços principais se organizam na frente.
Da mesma forma, a estratégia escalonada responde à topografia da encosta com um volume que desce diagonalmente ao terreno, maximizando a captação de sol norte para compensar as poucas horas de exposição ao sul. Esses níveis vão descendo do mais privado ao mais público.
Os primeiros três são separados apenas por meios níveis, com o dormitório principal no primeiro, e quartos das crianças e sala de estudo no segundo. Cozinha, lavanderia, sala de jantar e sala de estar no terceiro, como o nível mais público, que se abre totalmente para o lago, e, finalmente, o quarto nível recebe adega, estacionamento e acesso principal.
Espacialmente, os três níveis internos são entendidos como uma sequência de espaços conectados por uma escada lateral que desce intermitentemente, resultando em um espaço contínuo na fachada norte da casa. O volume apresenta maior abertura em suas fachadas norte, oeste e leste, por meio da estrutura de madeira aparente e envidraçada.
Por sua vez, a fachada sul é trabalhada com operações pontuais e direcionadas. Todo o volume é inscrito sob uma cobertura inclinada em relação à pendente, que protege contra a chuva e o vento com beirais perimetrais. A proposta construtiva consiste em um sistema pré-fabricado misto com base em painéis SIP como envoltório térmico de laje, parede e cobertura com 160mm de isolamento.
Isso é combinado com estruturas de madeira para pilares, diagonais, vigas e vãos de janela. Fundações e contenções são compostas por uma parede de concreto armado na base e um sistema de fundações isoladas nas plataformas superiores, que apoiam uma estrutura de vigas de aço e madeira que, por sua vez, recebem a laje de SIP em cada plataforma. Nos interiores, a madeira é combinada com uma base branca de acabamento para paredes e tetos.
O revestimento externo de zinco ondulado, tanto na fachada quanto na cobertura, proporciona continuidade material em todas as suas faces opacas, combinando elementos de madeira aparentes atrás das fachadas envidraçadas.